13 Dezembro, 2023

Trabalhadores da Unimed Porto Velho Aprovam Acordo Coletivo de Trabalho

No ultimo dia 2 de dezembro de 2023, os trabalhadores da Cooperativa Unimed Porto Velho representados Pelo Sintracoop Rondônia e Fenatracoop, se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária para Discutir e aprovar ou não os itens Econômicos e Sociais que irão compor o Acordo Coletivo de Trabalho para  2024. O Presidente do Sintracoop Rondonia Senhor Lucas Salamoni e o Diretor da Região Norte pela Fenatracoop Senhor Fábio Viana, estiveram presentes Discutindo a Proposta Com a categoria. Um dos temas mais importantes debatidos foi a implementação do novo piso da Enfermagem, a Proposta apresentada foi de um parcelamento Do Novo Piso legalmente imposto Pelo Senado Federal e ratificado pelo Superior Tribunal Federal.
 

As condições consistem em um parcelamento em 3x da diferença a se icorporar no piso já praticado, tendo a manutenção de todos os benefícios extra salariais para a categoria, como o Ticket Alimentação de R$601,00   (seicentos e um reais), e também o Plano de Saúde para funcionários e dependentes com Co-participação de R$ 100 (cem reais) por funcionário. Segundo o Presidente Senhor Lucas Salamoni a proposta foi amplamente debatida anterior a assembleia em várias reuniões com os trabalhadores, " Fizemos várias mobilizações na cooperativa nas semanas antecedentes da Assembleia, onde explicamos o teor da proposta, trabalhando para que todas as condições fossem de satisfação da categoria, assim que tivemos a Convicção que era do entendimento de todos, submetemos a votação".

 

A Assembleia atendeu o Rito de votação secreta por urna itinerante nos setores, acompanhados por  3 representantes da categoria nomeados Fiscais, desde a Lacração da urna, durante a coleta de votos e durante a apuração realizada pelos mesmos. Ao final a Proposta foi aprovada pela categoria por 90% dos votos Válidos. A Primeira Parcela do Novo Piso já será paga retroativamente a Sentembro, com o Acordo coletivo já em vigência. O Diretor da Fenatracoop Senhor Fábio Viana Parabenizou os trabalhadores da Unimed Porto Velho pelos trabalhos realizados, "De uma Forma transparente e com debate a exaustão, a categoria manifestou a vontade democraticamente, sem margem para obscuridades em relação a proposta. O sindicato se preocupou em mobilizar e discutir por muitos dias essas novas condições que vão estar inseridas no novo instrumento coletivo de trabalho, sem sombra de dúvidas foi um exemplo de manifestação plena da categoria". O Novo Acordo Coletivo passa pelos tramites de protocolo junto ao Ministério do Trabalho e Já estará Disponível publicamente no Sistema Mediador do mesmo nos próximos dias.

Veja também