16 Abril, 2024

SINTRACOOP – AL FECHA TERMO ADITIVO DE CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Em um passo significativo para a valorização e reconhecimento dos trabalhadores celetistas em cooperativas no estado de Alagoas, o Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas no Estado De Alagoas - Sintracoop/AL e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado ee Alagoas – OCB/AL finalizaram as negociações para o fechamento do Termo Aditivo de Convenção Coletiva para o ano de 2024.

O acordo foi oficializado por Antônio de Pádua da Costa Visgueiro Cavalcante, Interventor Judicial representando a OCB/AL, e Raphael Miguel da Silva, presidente do SINTRACOOP – AL. Este acordo demonstra o compromisso em promover condições de trabalho justas e benéficas para os trabalhadores celetistas.

Conforme estabelecido no termo aditivo, a partir de 1º de janeiro de 2024, os trabalhadores terão reposições das perdas salariais. O reajuste considerou a variação percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 1° de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023. Esse cálculo foi calculado em um reajuste de 4,71% sobre as cláusulas base vigentes em 31 de dezembro de 2023. É importante ressaltar que os trabalhadores receberão o reajuste retroativo a janeiro, que é a data-base da categoria.

Além do reajuste salarial, o termo aditivo também contempla outros benefícios econômicos que visam melhorar ainda mais as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores celetistas em cooperativas. 

Raphael Miguel da Silva, presidente do SINTRACOOP – AL, expressou sua satisfação com o fechamento do termo aditivo, destacando a importância da negociação coletiva para garantir direitos e valorizar os trabalhadores, " Este é um momento importante para nossa categoria. Conseguimos garantir um reajuste salarial justo, que repõe as perdas inflacionárias do último ano, e avançamos em outros benefícios econômicos que beneficiam nossos trabalhadores. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na negociação e reforçar nosso compromisso contínuo em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores celetistas nas cooperativas de Alagoas ”, afirmou Raphael.

Veja também